sábado, 11 de março de 2017

O início: Quarenta anos

Imagem das internet.
 Veja a primeira parte dessa matéria clicando aqui.

  Depois de quase dois anos de pré produção o sítio finalmente foi ao ar no dia 7 de Março de 1977. As histórias eram contadas em formato de novela nos primeiros meses de exibição, esse formato foi alterado devido ao baixo índice de audiência alcançado pelo programa somado as histórias paralelas que tornaram o piloto bastante confuso e distante da obra original de Monteiro Lobato. A fase inicial encerrou com noventa capítulos.

 Nesse início são narradas as aventuras de Pedrinho (Júlio César) até chegar no Sítio do picapau amarelo, é onde conhecemos Narizinho (Rosana Garcia), Dona Benta (Zilka Salaberry), Tia Nastácia (Jacyra Sampaio), Tio Barnabé (Samuel Dos Santos), e Emília (Dirce Migliaccio) ainda como uma boneca de pano. Paralelo a isso temos o turco Seu Elias (Germano Filho) que, com medo da chegada do neto de Dona Benta, manda seus dois empregados investigarem o menino, nesse mesmo núcleo temos os parentes do negociante que viajam escondidos em um vaso até o Arraial de Tucanos, localizado nas proximidades do sítio, sendo sempre seguidos por espiões misteriosos.

Fotos: Gaston Guglielmi
 Pedrinho chega e com isso se iniciam as aventuras já conhecidas do
publico: Narizinho entra no reino das águas claras onde somos
apresentados ao Príncipe Escamado (Cacá Silveira), Major Agarra e Não Larga Mais, o Pequeno Polegar, a terrível Dona Carochinha (Zezé Macedo) e Dr. Caramujo que dá a Emília a pílula falante. Emília abre a torneirinha de asneiras e encanta a todos com a sua personalidade rebelde e doce, junto com o Visconde de Sabugosa (André Valli), um sábio feito de milho por Pedrinho e Narizinho e que ganhou vida abandonado na estante de Dona Benta. As crianças descobrem petróleo no Sítio, Pedrinho pega um Saci (Romeu Evaristo), um Rinoceronte (Alexandre Marques) aparece e tantas outras peripécias. Outro personagem famoso de Lobato que entrou para o programa foi o Caipira Jeca Tatu, vivido pelo Wilson Grey.

Imagem da internet.
 A Mesmo com abaixa audiência do início a Globo decidiu prosseguir com o programa mas agora reformulando seu formato e enxugando alguns núcleos. Os episódios passaram a ser fechados contando com aproximadamente vinte capítulos. O primeiro deles foi a Cuca vai pegar, que colocava Dorinha Durval no papel da bruxa com cara de jacaré que aterrorizou a infância de muitos com suas maldades. O episódio seguinte, João Faz de conta, teve o ator Wellington Botelho dando vida ao personagem título. Alguns personagens foram afastados temporariamente entre eles a Cuca, o jabuti (Ary Coslov), o Saci e o Tio Barnabé, porém os personagens novos não pararam de chegar, como o Garnizé (Canarinho), falso Pedro Malazartes; o Burro Falante (José Mayer) vindo direto do país das fábulas; Zé Carneiro (Tônico Pereira); Das Dores (Lina Rosana), filha do Boticário; e Peninha, o menino invisível (Artur Oscar Junior).

 Uma curiosidade do programa foi que quando a Dorinha Durval voltou com a Cuca no episódio O Anjinho da asa quebrada, o Geraldo Casé aconselhou que ela fosse menos malvada já que a emissora estava recebendo muitas cartas de país informando que as crianças estavam apavorados com a jacaroa de cabelo loiro. A partir dai notamos uma Cuca mais cômica e menos cruel. Outra polêmica diz respeito ao pó de pirlimpimpim que foi substituído por uma palavra mágico para que não ocorressem comparação com a cocaína que ganhava força na década de 70.

Imagem da internet.
 Algumas participações especiais foram Gabriela Alves, Dionísio Azevedo, Eloi Machado, Glória Campos, Valter Avancini, Heloisa Raso e Jorge Alberto.

Lista de episódios do ano I:
O Picapau amarelo
A Cuca vai pegar
João Faz de Conta
O Anjinho da asa quebrada
Peninha, o menino invisível
O terrível pássaro roca

 A trilha sonora levou o nome de Gilberto Gil, Lucinhas Lins, Papo de anjo, Doces bárbaros, João Bosco, José Luis, Aquarius, Ronaldo Mata, Dorival Caymmi, MPB4, Sérgio Ricardo, Marlui Miranda e Jards Macalé. O album oficial foi lançado em formado de vinil e posteriormente em fita k7 e cd. Outros produtos foram lançados como uma boneca Emília pela Estrela e os gibis da RGE.


 Nessa terça o programa completou 40 anos de estreia, assista acima um trecho exibido em 1977.

(Fontes: http://omundomagicodelobato.com ; http://revistaamiga-novelas.blogspot.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário